Quem Somos

História da SBQEE

Como tudo começou ...

As ideias de consolidação de uma Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica ganharam força a partir do II Seminário Brasileiro sobre Qualidade da Energia Elétrica, realizado na cidade mineira de São Lourenço no ano de 1997. Com o passar dos anos e, consequentemente, com o amadurecimento da proposta, a SBQEE foi finalmente fundada em outubro de 2005. Na Assembleia constituída para tal fim, foram registradas 114 assinaturas de profissionais de empresas do setor elétrico, de universidades, assim como de centros de pesquisa, sendo que essas mesmas pessoas compõem hoje o seleto grupo de sócios fundadores da instituição.

Estrutura Organizacional

A Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica é constituída pelos seguintes órgãos diretivos:

I - Assembleia Geral
Órgão supremo da SOCIEDADE, é constituída por todos os sócios quites para com a mesma e reunir-se-á em sessões ordinárias ou extraordinárias.
II - Conselho de Administração
O Conselho de Administração é composto pelo Presidente e ex-Presidentes da SBQEE, bem como por, no máximo, 15 (quinze) membros eleitos em Assembleia Geral. Estes serão eleitos bienalmente entre os sócios fundadores ou efetivos, sendo, preferencialmente, 2 (dois) representantes de universidades, 1 (um) representante da CIGRÉ-BRASIL, 1 (um) representante do IEEE, 1 (um) representante de institutos de pesquisas, 1 (um) representante de consumidores e 5 (cinco) representantes de empresas, organizações e/ou agências do setor elétrico.
III - Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva é composta de um Presidente, de um Vice-Presidente, de um Diretor Administrativo, de um Diretor Financeiro e de um Secretário Executivo.
IV - Secretarias Regionais
A SBQEE poderá estabelecer Secretarias Regionais, mediante proposição do Conselho de Administração ou da Diretoria Executiva, obedecidas as disposições estatutárias. O funcionamento das Secretarias Regionais obedecerá a Regimento Interno, aprovado pelo Conselho de Administração. Cada Secretaria Regional será administrada por um Secretário Regional, aprovado pelo Conselho de Administração para um mandato de 2 (dois) anos. Até o presente momento nenhuma Secretaria Regional foi constituída.

Diretoria Executiva

Arthur Fernando Bonelli– Presidente da SBQEE

Diretor Comercial da MAB Engenharia

Nelson Clodoaldo de Jesus – Vice-Presidente da SBQEE

Engenheiro Eletricista, Sócio-Diretor da GSI-Engenharia e Consultoria Ltda.

Carlos Frederico Meschini Almeida – Diretor Administrativo da SBQEE

Professor Doutor na Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Energia e Automação Elétricas

Paulo Henrique Oliveira Resende – Diretor Financeiro da SBQEE

Professor Doutor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Coordenador do Departamento de Qualidade da Energia Elétrica.

Raquel Cristina Filiagi Gregory – Secretária Executiva da SBQEE

Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra e doutora em Engenharia Elétrica.

Estatuto da SBQEE

Baixe no link abaixo o Estatuto da SBQEE:

Estatuto SBQEE

Quem Somos