Galeria de homenagem aos ex-presidentes da SBQEE

Período: Outubro/2005 – Agosto/2009

José Policarpo G. de Abreu

Prof. José Policarpo foi fundador e o primeiro presidente da SBQEE. Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá – EFEI em 1975. Recebeu o título de Mestre em Ciências também pela EFEI em 1980 e o título de Doutor em Ciências pela Universidade de Campinas – Unicamp em 1991. Desenvolveu o Pós-Doutorado no WPI (Worcester Polytechnic Institute, EUA) em 2000. Abreu é coordenador do GQEE desde a sua fundação e tem sido consultor da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria – Fupai, bem como tem prestado serviços para ONS, CSPE, ANEEL, Enerq, CED, dentre outros. É Co-autor do livro “Transformadores – Teoria e Ensaios” e possui mais de 150 artigos publicados em revistas e congressos nacionais e internacionais. Foi Coordenador do II SBQEE – Seminário Brasileiro sobre Qualidade da Energia Elétrica em São Lourenço, 1998, e também o Chairman da 10th IEEE PES ICHQP – International Conference on Harmonics and Quality of Power em 2002. Já assumiu por diversas vezes importantes cargos administrativos na EFEI, hoje Universidade Federal de Itajubá, dentre eles a chefia do Departamento de Eletrotécnica. Ex-membro da Câmara de Assessoramento de Arquitetura e Engenharias (TEC) da FAPEMIG, ele se tornou membro do Conselho Curador da Fundação em 2004. Atualmente é Diretor Científico da FAPEMIG e membro do Conselho de Administração da SBQEE.


Período: Agosto/2009 – Agosto/2011

José Carlos de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1974) e doutorado em Engenharia Elétrica pela University Of Manchester Institute Of Science And Technology (1978). Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Qualidade da Energia Elétrica.


Período: Agosto/2011 – Agosto/2013

Prof. José Rubens Macedo Jr.

Profissional de carreira do setor elétrico brasileiro (1998 – 2009), tendo
trabalhado como gerente de qualidade do serviço em três diferentes
distribuidoras de energia elétrica. Possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado pela mesma instituição (2002) e doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Em 2008 recebeu o título de Senior Member of The Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), sendo também revisor do IEEE Transactions on Power Delivery. Foi coordenador do grupo de trabalho sobre qualidade da energia elétrica da ABRADEE entre os anos de 2003 e 2005. É membro do grupo de trabalho sobre qualidade da energia elétrica do ONS desde o ano de 2002. Foi eleito Diretor Presidente da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica (SBQEE) para o biênio Ago/2011-Ago/2013. Atualmente é professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Coordenador do Núcleo de Qualidade da Energia Elétrica junto à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).